Registros Festa do Rosário 2022

 


O Santuário de Nossa Senhora do Rosário viveu, entre os dias 19 à 23 de outubro de 2022, o tríduo e a festa em honra sua padroeira. Este ano, na vivência do ano mariano convocado pelo Papa Maximiliano Magno em maio, as reflexões da festa foram embasadas na Carta Encíclica "Redemptoris Mater" de São João Paulo II sobre papel de Maria na vida da Igreja que está a caminho. Desta forma, inspirados na escola de Maria, os fiéis puderam aprofundar sobre o jeito maternal de ser Igreja.

No primeiro dia, sob a presidência de Dom Gregório Andreolli Card. Magnus, a temática foi: "Maria brilha como modelo de virtudes sobre toda a comunidade dos eleitos".
Em sua homilia, Dom Gregório destacou: "Como vemos o tema já diz tudo, Maria brilha como modelo de tão grandes virtudes que ela possui: Paciência, Oração, Obediência, Amo Materno, Mortificação, Doçura e Fé Viva, tais grandes virtudes essas que para nós deveria ser exemplo a serem seguidas. E quem são os eleitos?  Somos cada um de nós aqui reunidos dentro deste templo sagrado. Sabemos que não é fácil, más com fé e humildade podemos ser servos leais assim como a mãe Maria." 
Concluiu deixando uma proposição: "E nós meus irmãos, com tem sido a nossa Fé na mãe Maria? Será que temos sidos filhos autênticos e fiéis? Ou temos sidos filhos indiferentes de seus ensinamentos? Peçamos sempre a Deus a graça de imitarmos a Maria nos momentos de provação, tempestades e dificuldades no processo da Vida. Que tenhamos sempre a coragem de orgulho de falar: Eu sou da IMACULADA A VIRGEM DO ROSÁRIO." 





No segundo dia a celebração foi presidida por Dom Francisco José Card. Sales que meditou sobre: "A caridade de Cristo que nos impele, impeliu também a vocação maternal de Maria". 
Como nos ensina São João Paulo II: "Maria não abandonou este papel de salvação, mas com a sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Com este carácter de a intercessão, que se manifestou pela primeira vez em Caná da Galileia, a mediação de Maria continua na história da Igreja e do mundo. Lemos que Maria, com a sua caridade materna, cuida dos irmãos de seu Filho, que ainda peregrinam e se debatem entre perigos e angústias, até que sejam conduzidos à pátria bem-aventurada. Deste modo, a maternidade de Maria perdura incessantemente na Igreja, como mediação que intercede; e a Igreja exprime a sua fé nesta verdade invocando-a sob os títulos de Advogada, Auxiliadora, (Perpétuo) Socorro e Medianeira." (RM, 40)

A celebração contou com a presença e transmissão da equipe dos estúdios SBT.







Na sexta-feira, 21, encerramento do tríduo, a celebração foi presidida por Dom Frei Daniel Leão Braschi, Arcebispo de São Paulo no Brasil, que refletiu sobre o tema: "A maternidade de Maria está presente na missão e na obra da Igreja que introduz no mundo do Reino do seu Filho."
Em sua homilia, frisou o papel de Maria como modelo da evangelização: "Como meditávamos anteontem, Maria é modelo de virtudes, e recebemos por intermédio dela estas virtudes também. Virtudes que são essenciais para a missão, para a evangelização dos povos, para o testemunho de vida que este mundo espera de nós. Nossa Senhora é a nossa estrela da Nova Evangelização, uma evangelização não mais baseada em profetas, mas na experiência com o próprio Cristo, que deseja instaurar o Seu Reino de amor em todo o mundo.
Irmãos, tenhamos a consciência de que a mãe Maria, a mãe do Rosário caminha intimamente ligada a nós, e que através desta santa oração, alcançaremos as graças de conversão e santidade."



Após os três dias do tríduo, com as orações e cânticos tradicionais, foi celebrada a Santa Missa Solene cantada em honra Nossa Senhora do Rosário, no sábado 22, por Dom Marcus Antonius Card. Di Vegesela, pároco e reitor do Santuário do Rosário. A Santa Missa contou também com a participação da Venerável Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, filha desta paróquia.

Em sua homilia, Dom Marcus destacou as lições que aprendemos na escola de Maria para nosso testemunho e vivência cristã. Assim concluiu: "Ao celebrar a Virgem Maria, que nos apresenta o rosário como eficaz meio de oração e contemplação, pensemos em como temos vivido nossa vocação cristã. Ao nos apresentar como devotos e filhos de Maria, devemos também imprimir em nossa vida aquela mesma humildade, bondade e serviço que Maria exalava a quem quer que a ela se achegasse. Que na escola de Maria, a senhora do Rosário, aprendamos a ser uma verdadeira Igreja mariana, ou seja, uma Igreja que acolhe e põe em prática o projeto de amor de Deus!"





Por fim, no encerramento da festa no domingo 23, o Santo Padre, o Papa Lúcio, conduziu a majestosa procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Domingos de Gusmão pelas ruas da paróquia, com grande multidão de fiéis. À chegada, cantou-se o canto do Te Deum Laudamos em ação de graças, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento.












A comissão da festa agradece a todos que, de uma forma ou de outra, se empenharam e colaboraram para o êxito desta festa. Que Nossa Senhora do Rosário recompense a cada um abundantemente! E que na conclusão de mais uma festa em honra à nossa padroeira, possamos crescer na imitação de suas virtudes, para um testemunho autêntico do Evangelho de Jesus Cristo!


Santuário Nossa Senhora do Rosário- Habblive Hotel

5 anos de evangelização virtual. 2017- 2022


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem