Entrevista exclusiva com Dom Hery Cardoso




Padre Liz: Dom Hery, Gostaria de perguntar ao Senhor, o que achou da Arquidiocese de São Paulo, ao dela tomar posse?

Dom Hery: Amado irmão no sacerdócio, Marco, Quando eu assumi esta Arquidiocese, foi com uma imensa alegria, pois eu sabia que teria o auxílio de Cristo e de nossa Santíssima Mãe para bem guia-la.


 Padre Liz: E que opinião tens sobre o clero Arquidiocesano?

Dom Hery: O clero Arquidiocesano é o que mais me encanta, pois como eu disse na homilia agora a pouco, devemos ver Jesus e anuncia-lo. E graças a Deus, nosso clero Arquidiocesano trabalha fielmente em prol da Evangelização, junto ao Seminário Arquidiocesano e junto à Mitra Arquiepiscopal.



 Padre Liz: Dom Hery, é notória a diferença da Arquidiocese de São Paulo às outras arquidioceses no que diz respeito à participação dos leigos. A que o Senhor atribui isso?
Dom Hery: À nossa oração diária. Ela nos alimenta cotidianamente. E também há outro fator que prezo muito: a nossa unidade! Unidade das paróquias para com a Mitra.



Padre Liz: Infelizmente, ainda existe no clero uma “briga” em relação aos tradicionais e modernistas. O que o Senhor pensa a respeito e em que posição se coloca?
Dom Hery: Como muitos devem ter percebido, Satanás entrou na Igreja e opera nela. Eu não vejo distinção alguma entre os dois modos de pensar. Eu vejo que algumas pessoas de ambas as ideias, de alguma maneira atacam o próximo. Eu me considero um bispo “tradismático.” Zelo muito pela liturgia, mas ao mesmo tempo comungo do carisma do Espírito Santo. É ele quem nos move diariamente!



Padre Liz: Para encerrar, eu gostaria que o Senhor esclarecesse alguns boatos sobre a transferência de nossa Arquidiocese de São Paulo para o Habbo original, e comentasse sobre a relação com a cisma no HabbLive.

Dom Hery: Olhe, como eu disse ontem em minha missa na Capela dos Arcanjos, a nossa transferência para o Habbo original não foi oficializada, então eu não tenho como comentar tal ato da Santa Sé me baseando em meras fofocas e “picuinhas” daqueles que nunca gostaram de nossa Arquidiocese e de nosso trabalho pastoral. Sobre nossa relação com as cismas: são pessoas que muitas vezes não comungam da mesma ideia do Pontífice Reinante na Santa Igreja (ICAR), e então, fazem como Lutero: se revoltam e fundam uma nova igreja. Eu não os julgo, pois não sou digno de tal ato, mas acredito que antes de nos fecharmos a eles, devemos seguir os exemplos de Cristo e de São João Paulo II, de venerável memória, que nos diz: “Abri as portas a Cristo, amai-vos uns aos outros!” Como disse Jesus, devemos nos amar. Se eles comungam de nosso pensamento Católico, devemos respeitá-los e acima de tudo amá-los. Como vimos no Evangelho de hoje, eles podem estar virados para o sepulcro vazio, e então, como muitos voltaram, se virarão e encontrarão a Santa Igreja junto com o Esposo, Jesus Cristo ressurgido dos mortos, aquele que vive ontem , hoje e sempre!



Padre Liz: Em nome da paróquia, eu agradeço ao Senhor, e saiba que estamos sempre em comunhão, rezando por Sua Excelência! Sua benção a todos os leitores.

Dom Hery: Deus vos abençoe, Jesus Cristo os auxilie nesta caminhada pastoral e o Espírito Santo vos conduza. +


Padre Liz: Amém!
Postagem Anterior Próxima Postagem