Roteiro da Vigília Eucarística


A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA

Exposição do Santíssimo


SAUDAÇÃO

Cel.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T: Amém.

Cel.: O Senhor esteja Convosco!

T: Ele está no meio de nós!

ATO PENITENCIAL

Cel.: Jesus tanto nos amou, que se entregou por nós. Na eucaristia, Sacramento máximo de seu amor, ele continua a se doar a nós, alimentando-nos e dando-nos força. Mas, por nossa natureza pecadora, nem sempre somos dignos de receber tão grande dom. Nesta Vigília Eucarística, reconheçamos nossas culpas, para apresentarmo-nos diante do Senhor, de maneira menos indigna.  (momento de silêncio)

Música: Senhor Bom Pastor
https://www.youtube.com/watch?v=ZAM91jxZoOM

Senhor, Bom Pastor, que conheceis vossas ovelhas, tende piedade de nós.

KYRIE ELEISON. (4x)

Cristo, que ides procurar a ovelha perdida, tende piedade de nós.

CHRISTE ELEISON. (4x)

Senhor, que nos levais a passagem eterna do Céu, tende piedade de nós.

KYRIE ELEISON. (4x)

Cel.: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

T: Amém!


LOUVOR

Cel.: O Senhor nos ama, e acolhe-nos em seu amor. Cantemos manifestando nosso agradecimento e louvor:


Graças e louvores nós vos damos a cada momento, ó Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

No Sacramento misterioso do teu altar, o que era pão, agora é a carne de Jesus. Quero comungar o Corpo de Deus, quero o teu corpo comungar.

No sacramento misterioso do teu altar, o que era vinho, agora é o sangue de Jesus. Quero comungar o Sangue de Deus, quero o teu sangue comungar.

Se tu me deste tua vida, ó meu Senhor, se tu me deste tua vida em comunhão, quero distribuir-te a meu irmão, quero distribuir-te com meu amor.


PALAVRA DA IGREJA
(São João Paulo II, Carta Ecclesia de Eucharistia, 21-25)

Cel.: Pelo sacramento do Pão Eucarístico, ao mesmo tempo é representada e se realiza a unidade dos fiéis, que constituem um só corpo em Cristo, como nos ensina São Paulo.

T: Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, que é o Corpo do Senhor, a sua Igreja; pois todos nós participamos do mesmo pão da unidade, que é o Corpo do Senhor, a Comunhão.

Leitor 1: Disse Jesus: “quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. Quem se alimenta de mim vai viver por causa de mim”. Por isso, podemos dizer não só que cada um de nós recebe Cristo, mas também que Cristo recebe cada um de nós.

T: Jesus fortalece a sua amizade conosco: Vocês são meus amigos. Permaneçam em Mim e Eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4.14-15).

Leitor 2: Os Apóstolos, na última Ceia, entraram pela primeira vez em comunhão sacramental com Jesus Cristo. Desde então e até ao fim dos séculos, a Igreja se edifica através da comunhão sacramental com o Filho de Deus imolado por nós: “Fazei isto em minha memória”.

T: A Igreja vive da Eucaristia!

Leitor 1: A nossa união com Cristo, que é dom e graça para cada um, faz com que, n’Ele, sejamos parte do seu corpo total que é a Igreja. A Eucaristia consolida a incorporação em Cristo, que se realizou no Batismo pelo dom do Espírito.

T: Queremos também agora dizer o que rezamos na Oração Eucarística: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”!

Cel.: São João Crisóstomo comenta: “O que é o pão? É o Corpo de Cristo. E em que se transformam aqueles que o recebem? No Corpo de Cristo; não muitos corpos, mas um só corpo De fato, tal como o pão é um só apesar de constituído por muitos grãos, e estes, embora não se vejam, todavia estão no pão, assim também nós estamos unidos reciprocamente entre nós e, todos juntos, com Cristo”.

T: O Pão da vida, a Comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos, e nos ensina a abrir as mãos para partir, repartir o pão.

Leitor 2: Pela comunhão eucarística a Igreja consegue, cada vez mais profundamente, ser “em Cristo, como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG 1). A Eucaristia, construindo a Igreja, cria comunidade entre os homens e mulheres, dispersos pelo pecado.

T: Na vida caminha quem come deste pão. Não anda sozinho quem vive em comunhão. D. Também o culto prestado à Eucaristia fora da Missa edifica a Igreja, pois está ligado intimamente com a celebração eucarística. A adoração eucarística realiza nossa comunhão espiritual com o Senhor Jesus. Dela nos falam os santos.

Leitor 1: Santo Afonso Maria de Ligório disse: “A devoção de adorar Jesus sacramentado é a primeira de todas as devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós”. T. Louvor e glória a Cristo, hoje e para sempre.

Leitor 2: O Beato João Paulo II deixou-nos seu testemunho: “É bom demorar-se com Ele [Jesus eucarístico] e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto, deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação, apoio!”

T: Louvor e glória a Cristo, hoje e para sempre.

Cel.: A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na própria fonte da graça, contemplar melhor o rosto de Cristo, e faz perdurarem e se multiplicarem os frutos da comunhão do corpo e sangue do Senhor.

T: Louvor e glória a Cristo, hoje e para sempre. Disse-lhes, pois, Jesus:

PALAVRA DE DEUS

Evangelho (Jo 6, 32-40)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

Cel.: O Senhor esteja convosco!

T: Ele está no meio de nós!
 
Cel.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. +++

T: Glória a Vós, Senhor!

Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Palavra da Salvação.

T: Glória a Vós, Senhor!

REFLEXÃO- Celebrante

PRECES

Espontâneas- cada um pode fazer uma prece. A resposta será:

T: Jesus, pão da Vida, ouvi-nos!

Conclusão- Celebrante

ATO DE LOUVOR

- Bendito seja Deus.
- Bendito seja o seu santo nome.
- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
- Bendito seja o nome de Jesus.
- Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.
- Bendito seja o seu preciosismo sangue.
- Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
- Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.
- Bendita seja sua santa e imaculada conceição.
- Bendita seja sua gloriosa assunção.
- Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
- Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
- Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

T:
 Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores
e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso bispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas
em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo português paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade Portugal, este bispado, a paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.

Cel.: Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.

T: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 

Cel.: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

T: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Cel.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

TComo era no princípio, agora e sempre. Amém

BENÇÃO

Tão sublime Sacramento adoremos neste altar,
pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar.
Venha a fé por suplemento os sentidos completar.

Ao eterno Pai cantemos a Jesus, o redentor,
Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor.
Amém!


Cel.: Do céu lhes destes o pão. 

T:
 Que contém todo o sabor. 

Cel.: Oremos: Senhor, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os
sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar
sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais
com o Pai e o Espírito Santo.

T: Amém. 

Segue-se a bênção do santíssimo.

Após a benção, o Santíssimo é encerrado no Sacrário, e o celebrante despede o povo:

Cel.: A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.

T: Graças a Deus!

Já na sacristia:

Cel.: Bendigamos ao Senhor!

T: Demos graças a Deus!

Postagem Anterior Próxima Postagem