Dom Marcus iniciou seus trabalhos junto à Santa Igreja- ICAR HABBO- em 2014, exercendo por longo
período o seu presbiterado em São Salvador da Bahia, ocupando por mais de uma
vez o cargo de Vigário Geral da Arquidiocese, o de Chanceler do Arcebispo e reitor
do Seminário. Posteriormente, em 2017, atuou na antiga Arquidiocese de São Paulo (Habblive Hotel), quando ainda esta pertencia à ICAR Habbo, na Paróquia fundada por
ele de Nossa Senhora do Rosário, ainda existente e atuante.
Foi nomeado
e sagrado bispo por Lucas III do Habbo, em 15 de novembro de 2017 na Basílica de São
Pedro, juntamente a Dom Giuseppe D’Aniello. A Celebração foi presidida por Sua Santidade, Lucas III, e concelebrada por vários cardeais e bispos, tendo como co-sagrantes: Dom Angelo Cardeal Lucianne e Dom Vinicius Cantorinni.
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Registros da Sagração Episcopal (Habbo)
Em seguida, exerceu seu Episcopado primeiro como Bispo Auxiliar de São
Salvador da Bahia (Habbo), e depois Bispo auxiliar de Aparecida (Habbo). Em seguida, exerceu
seu ministério como Bispo auxiliar de Porto Alegre (Habblive), e por último, foi nomeado o
primeiro Bispo Diocesano de Caxias do Sul (Habblive). Adotou como lema de seu episcopado:
In defensio veritatis! (“em defesa da verdade”).
Em 30 de maio de 2018 tomou posse com Bispo Diocesano de Leiria-Fátima (Habblive). Lá exerceu grande trabalho de construção e motivação da Diocese, deixando como legado a reforma da Basílica de Nossa Senhora de Fátima e da capelinha das Aparições. Despediu-se de Leiria no dia 21 de agosto de 2018.
Em 30 de maio de 2018 tomou posse com Bispo Diocesano de Leiria-Fátima (Habblive). Lá exerceu grande trabalho de construção e motivação da Diocese, deixando como legado a reforma da Basílica de Nossa Senhora de Fátima e da capelinha das Aparições. Despediu-se de Leiria no dia 21 de agosto de 2018.
Registro da Posse Canônica de Dom Marcus como Bispo Diocesano de Leiria, dada pelo Patriarca de Lisboa, o Cardeal Dom Giovanni Bertone.
Visita do Papa Urbano III, do Habbo, à Diocese de Leiria (Habblive)
Ao final do mês de agosto, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de São Paulo (Habblive) pelo Papa Paulo III do Habbo, onde dedicou-se à animação do clero local para o engajamento em suas paróquias e comunidades.
No dia 13 de setembro de 2018, foi nomeado Núncio Apostólico para o Brasil (Habblive e Hablet). Recebeu o barrete cardinalício das mãos de Sua Santidade Paulo III do Habbo, no dia 19 de setembro de 2018, na Basílica Vaticana.
Registro Criação Cardinalícia de Dom Marcus (Habbo)
Discurso de acolhida do Cardeal Decano (Dom Carlos Ventresca)
Registro Criação Cardinalícia de Dom Marcus (Habbo)
Em fins de 2018, apresentou pedido de renúncia, tornando-se Cardeal Emérito, posto que ocupou até 2020, quando desligou-se da ICAR Habbo.
Em meados de 2020, com o restabelecimento da Santa Sé no Habblive Hotel, com sucessão própria e distinta do Habbo, ingressou no clero habbliveano como sacerdote, assumindo a Paróquia do Senhor Bom Jesus da Pobreza, e ainda administrando a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.
Em 28 de setembro de 2020 recebeu a nomeação episcopal dada pelo Papa Leão, do Habblive, tornando-se Bispo auxiliar de Roma. Logo em seguida, em meados de novembro, recebeu o barrete cardinalício das mãos do mesmo pontífice, trabalhando com Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Abertura da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, por Dom Marcus, dentro do Ano Santo da Misericórdia, 13/12/2020
Após o grande e frutuoso papado do Papa Leão, que renunciou ao ministério Petrino e deixou o trono de Pedro no Natal do Senhor de 2020, foi organizado o conclave para a sua sucessão. Dom Marcus, participando do Conclave, foi eleito como 6° Papa da Igreja Católica do Habblive Hotel em 27 de dezembro de 2020, Festa da Sagrada Família. Dom Marcus escolheu o nome de Júlio para seu ministério pontifício, sinalizando maior proximidade com o povo de Deus e o desejo de extirpar da Igreja toda forma de desunião, falta de companheirismo e de comprometimento com o anúncio do Evangelho.
Registro da aparição na sacada da Basílica de São Pedro após a eleição pontifícia.
Registro da Missa de Início de Pontificado
Foto com o Clero
Após a renúncia, permaneceu como bispo emérito da ICAR Habblive durante longo período, retornando em 2022, à convite do Papa Bento I, para ajudar nos trabalhos do Concílio Vaticano I, o primeiro da história da Igreja do Habblive. Dom Marcus atuou no Concílio, reassumindo o posto de Cardeal e tomando o ofício de redator das sessões conciliares, tendo expressiva participação na elaboração de três Constituições Apostólicas resultantes do Concílio: Constituição Apostólica Conciliar "Mundi Ecclesialitatis": Sobre o Âmbito Eclesial; Constituição Apostólica Conciliar "Deus est communio amoris", Sobre o Âmbito Filosófico e Teológico; e a Constituição Apostólica Conciliar "Fructus nostrae Redemptionis", Sobre o Âmbito Litúrgico.
Trabalhou ainda como Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, Prefeito da Congregação para os Bispos, Prefeito da Congregação para os Leigos, a Família e a Vida, Vigário Geral da Diocese de Roma, Secretário de Estado do Vaticano, Camerlengo da Câmara Apostólica, Prefeito da Congregação para o Concílio Vaticano I, entre outros. Em 15 de novembro de 2023 professou os votos solenes e perpétuos na Ordem dos Frades Menores, tornando-se frade franciscano.
Dom Marcus presidindo a Festa de Nossa Senhora do Rosário 2023, na paróquia por ele fundada em 2017.
Profissão dos votos franciscanos, acolhidos por Dom Frei Daniel Leão Cardeal Braschi.
Dom Frei Marcus e Dom Frei Daniel.
Com a Declração do Interregno do Clero do Habblive no final de novembro de 2023, Dom Marcus ingressa o clero do Habblet Hotel, como sacerdote na Arquidiocese de São Paulo, assumindo como Vigário das Paróquias do Bom Jesus dos Pobres e de Nossa Senhora do Carmo. Foi também nomeado Chanceler do Arcebispado e Deão do Cabido Arquidiocesano. Em 12 de dezembro de 2023 recebeu a Bula de Nomeação Episcopal no Clero do Habblet para exercer o ofício de Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.