Homilia de Dom Marcus- Solenidade de Nossa Senhora do Rosário

 


07 de outubro de 2023

3° aniversário de elevação do Santuário de Nossa Senhora do Rosário- Habblive

Amados irmãos e irmãs,

Celebramos hoje, com toda alegria, a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário nesta paróquia que lhe é dedicada. Em torno de seu altar, queremos render graças a Deus pelas maravilhas operadas em Maria, e inspirar-nos em seu exemplo materno para a vivência de nossa vocação cristã. 

Ao olhar para Maria, a primeira lição que aprendemos como Igreja é a disponibilidade ao projeto de Deus. Visitada pelo anjo, Maria dá sua permissão e consentimento para que nela agisse a graça divina na missão de ser mãe de Deus e dos homens. É verdade que ela foi preparada por Deus para isso, mas isso não tirou a sua liberdade individual e seu poder de escolha. Maria nos ensina que, a primeira atitude do discípulo é a de reconhecer a sua pequenez, e buscar crescer na graça com humildade e disponibilidade.

A segunda lição que aprendemos na escola mariana é a do serviço; da caridade. Maria não se fecha em si mesma, mas quer cooperar ativamente para a frutificação do reino. Seja na visitação à Isabel ou no casamento em Caná, Maria ensina que para fazer a vontade de Deus é necessário sair de nosso comodismo, nos importar com a dor e com as necessidades do outro, e se esforçar pelo bem comum. “Exaltando o Todo-poderoso, ela descreve-o como Aquele que têm amor preferencial pelos pobres e humildes. A Igreja, neste sentido, seguindo a mensagem do Magnificat, jamais deve esquecer-se da importância que tem os pobres no Reino de Deus.” [1]

Por fim, a terceira e fundamental lição que aprendemos como Igreja, ao olhar para Maria, é a da oração. Maria sempre conservava e meditava em seu coração! Em qualquer relação humana, se não cultivamos o convívio com o outro, nos distanciamos e nos afastamos. Com Deus também é assim. O discípulo só pode achar forças para a missão através de uma profunda intimidade com o Senhor, que é cultivada pela oração. E não aquela oração pronta, pré-formulada e decorada, mas uma sincera conversa e avaliação de si mesmo com Deus.

Ao celebrar a Virgem Maria, que nos apresenta o rosário como eficaz meio de oração e contemplação, pensemos em como temos vivido nossa vocação cristã. Ao nos apresentar como devotos e filhos de Maria, devemos também imprimir em nossa vida aquela mesma humildade, bondade e serviço que Maria exalava a quem quer que a ela se achegasse. Que na escola de Maria, a senhora do Rosário, aprendamos a ser uma verdadeira Igreja mariana, ou seja, uma Igreja que acolhe e põe em prática o projeto de amor de Deus!

Dom Marcus A. Di Vegesela / Reitor do Santuário

[1] Carta Apostólica "Maria Mater Ecclesiae".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem