Carta de Despedida ao Habblive

 

Habblive, 30 de novembro de 2023

Memória de Santo André, Apóstolo

"Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu." (cf. Ecl 3,1). 

Amados irmãos, da comunidade católica presente no Habblive Hotel!

É com tristeza que escrevo estas letras, ao ver se encerrar a Igreja presente no Habblive, pois ao longo da minha caminhada ministerial, foi no Habblive onde vivi os melhores dias! Mais especificamente remonto ao ano do Senhor de 2017, quando ali construí e fundei a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, hoje Santuário. Naquela época, o Habblive pertencia à Arquidiocese de São Paulo, do Habbo original, comandada pelo amigo Dom Hery Cardoso. E como fui feliz! Foi nesta paróquia, neste hotel, que através da celebração da Missa diária, vi serem fecundados e germinarem importantes frutos na vida de fé, tanto minha pessoal, como de amigos e amigas que conheci pelo caminho. Não posso deixar de nomear dois que tanto me ajudaram nesta empreitada: LovelyLace (Bruna Roveda) e pedro625 (Kauan Silveira). Nossa amizade transcendeu as ondas da virtualidade e se concretizou solidamente na realidade, de modo especial ao querido amigo e irmão, Kauan, jovem de fé viva e atuante, baluarte do recôncavo baiano. Além destes, muitos outros enriqueceram a minha vida, que seria injusto nomear a uns e esquecer de outros. Porém ainda quero citar o também grande amigo KarimSteves (Everton) que durante longo tempo foi vigário da PNSR, e por quem até hoje nutro grande carinho e agradecimento.

Para além da vivência na Paróquia do Rosário, ressalto o meu pastoreio na Diocese de Leiria- Fátima e no patriarcado de Lisboa, em meados de 2018. Desse período, também até hoje, guardo com carinho a amizade e companheirismo de sempre de Dom Gregório Magnus, de dedicação exemplar para com o ministério ordenado. Poucos clérigos virtuais se dedicam à vivência do sacrifício eucarístico como Dom Gregório. A ele, minha admiração, gratidão e amizade!

Após ter vivido tantos momentos felizes no exercício de meu sacerdócio, e quando pensávamos tudo ser passado, ressurge em 2020, a ICAR Habblive, sob a religiosa dedicação dos amigos Olavo (Léo) e Montanna (Jackson). Quanta coisa bonita vivemos! Quando pensávamos que a rotina de um clero era ultrapassada, ressurgimos com vigor o clero do Habblive, construindo e formando uma grande família, que em seus altos e baixos se estendeu até hoje. A mim, especialmente, foi dada a grande graça de no final de 2020 e início de 2021 ser Pontífice desta Igreja, sob o nome de Júlio, servindo ainda mais para mim de aprendizado e crescimento na fé!

Meu vínculo e amor pela Igreja do Habblive são incontáveis. Aqui construí minha história como clérigo. Aqui vivi o sacerdócio cristão! Aqui cresci na fé e pude contribuir um pouco com a evangelização em solo virtual. E, se hoje as circunstâncias me levam a findar a trajetória neste hotel, é com grande dor que o faço, lembrando de toda história bonita que ali vivi!

No entanto, reconforta-me aquele pensamento antigo, que quando Pontífice eu mesmo já exortava: "Como seria bonito se TODAS as Igrejas, dos mais diferentes hotéis (Habbo, Habblive, Hablet, Iron e tantos outros que houver) entendessem que o que fazemos é a mesma coisa. Que o objetivo é o mesmo. Por que causar intrigas? Por que causar invejas? Por que agir de forma a roubar clérigos ou fieis de um lugar pro outro? Pra que? Pra ter sucesso em seu projeto pessoal e ter seu ego massageado???? Mesmo que constituindo Igrejas diferentes, nos mais diversos hotéis, pra que fomentar um clima de hostilidade entre cleros, como se fossemos inimigos? Isso só demonstra que muitos dos que aqui estão, não estão por causa de Cristo e do Evangelho coisíssima nenhuma! " (JULIO, homilia inaugural do pontificado, 30/12/2020). Afinal, é isso que somos: católicos romanos, e nada mais! Na diversidade de dons e carismas, seguidores de Cristo e sua Igreja!

A tristeza hoje me parte a alma e o coração, ao ver se apagar a chama do Habblive. Mas a vida é feita de ciclos. Não há como querer cobrar um ritmo que tínhamos a anos atrás, quando mais jovens e com menos obrigações na vida. O cenário atual da nossa Igreja virtual requer uma madura atenção, uma reforma que necessita a troca das estruturas caducas e um olhar pro futuro. É preciso se reinventar para sobreviver! Como fazê-lo? Não tenho essa resposta, mas confio que o Senhor nos ajudará a encontrá-la. E isso só será possível quando abrirmos nosso coração a ele, esquecendo nossas maquinações mesquinhas e humanas para Cristo apareça e nós diminuamos (cf. Jo 3,30).

Aos que magoei ou decepcionei, peço o perdão. Aos que convivi, e construíram comunhão de vida, peço oração. Oração por este novo momento da vida da Igreja, oração por este servo inútil, oração para que saibamos escutar aquilo que o Senhor verdadeiramente quer de nós!

E para findar, nas palavras de Bolaños: Prometemos despedirmos, sem dizer adeus jamais! Pois haveremos de nos reunirmos muitas, muitas vezes mais!

+ Marcus Antonius Di Vegesela, OFM (MarcoPRB)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem